RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR DE ALTO CAMPO

A Ressonância Magnética é um método baseado em efeitos químicos e físicos de um alto campo magnético aplicados ao paciente. Eles traduzem imagens do corpo humano em excelente resolução, estando em constante aprimoramento, tornando tratamentos mais rápidos e eficientes.

O aparelho utilizado pela CDIP realiza exames de alta qualidade de imagem e total segurança nas seguintes áreas:

  • Crânio: diagnóstico de lesões da face, base do crânio, cérebro, cerebelo, tronco-cefálico, órbitas, ouvidos e pares cranianos.
  • Coluna: pode ser examinada em toda a sua extensão, desde a junção crânio-cervical até o cóccix.
  • Sistema Músculo-Esquelético: mãos, punhos, cotovelos, braços, ante-braços, ombros, articulações coxo-femurais, coxas, pernas, joelhos, calcanhares e pés.
  • Tórax: pulmões, coração, mediastino e grandes vasos, particularmente a aorta torácica.
  • Abdômen: rins, baço, pâncreas, fígado, aorta abdominal e artérias renais.
  • Pelve: útero e anexos, bexiga, próstata.
  • Pescoço: traquéia, faringe, musculatura do pescoço, glândulas, linfonodos, artérias do pescoço e plexos braquiais.

 

Como é feito?

A maioria dos exames tem duração de 15 a 20 minutos e os exames mais complexos podem durar um pouco mais. Alguns deles necessitam o uso de um contraste, sendo extremamente seguro e com raros casos de reações alérgicas leves. Em caso de utilização, sempre haverá o acompanhamento de um médico. Por ser um método que não utiliza radiação, não oferece risco algum à saúde do paciente

 

Recomendações ao paciente

Devido ao alto campo magnético utilizado existem algumas restrições importantes a serem consideradas. É proibida a entrada na sala do aparelho de pacientes que tenham marca-passo cardíaco, clipes metálicos de aneurismas cerebrais e válvulas cardíacas artificiais. Mesmo sendo seguro, o paciente deve informar no caso de possuir qualquer tipo de material metálico como pinos, placas, parafusos ou stents coronarianos. Para realizar o exame, você deve retirar materiais metálicos como brincos, colares, cintos e outros e guardar seus pertences, como relógio e cartões magnéticos para não danificarem ou interferir na qualidade das imagens ao entrar em contato com o campo do aparelho.

A CDIP disponibiliza um vestiário onde seus pertences ficam armazenados em segurança enquanto você faz seu exame.