Exames

PET-CT

O PET-CT (Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons) é um exame não invasivo de alta tecnologia, sofisticação e complexidade que avalia as alterações metabólicas do organismo, unindo os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT).

Através de uma sobreposição de imagens metabólicas e anatômicas, adquirem-se imagens de corpo inteiro capazes de revelar precocemente lesões malignas, frequentemente não detectadas por outras modalidades de imagens convencionais, como a tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom e Raio X. Além disso, indica com maior precisão a localização das lesões malignas, adiantando a escolha do melhor tratamento.

 

Como é feito?

Após ser pesado e medido, o paciente receberá uma injeção da substância FDG-F18, que não possui efeito colateral, e ficará em repouso por 01 hora, sem nenhum tipo de estímulo exterior ou atividade (como ler e falar, por exemplo).

Após o tempo de repouso, ele será encaminhado até a sala de estudos do PET CT para a obtenção das imagens de corpo inteiro, procedimento que dura, em média, até 30 minutos. Após, o paciente é liberado sem nenhuma restrição.

 

Recomendações ao Paciente

  • O paciente não deve fazer exercícios físicos no dia anterior ao exame;
  • Não deve ser suspendida nenhuma das medicações que eventualmente o paciente esteja usando;
  • A duração do exame é de aproximadamente 03 horas, podendo ser necessário uma permanência maior na clínica;
  • Pacientes menores de 18 anos: o exame somente será realizado mediante a presença de um acompanhante maior de 18 anos com documento;
  • O exame não pode ser realizado em gestantes, com suspeita de gravidez ou amamentando;
  • Iniciar a dieta sem açúcar e carboidratos 24 horas antes do estudo de PET/CT;
  • Paciente diabético, que faça uso de medicações via oral, deverá ingerir suas medicações normalmente, inclusive no dia do exame. Apenas, quem faz uso de metformina deverá seguir orientações específicas repassadas pela equipe da clínica;
  • Paciente diabético, que faz uso de insulina: manter a glicose controlada durante uma semana antes do exame e não usar insulina ou outras medicações para a diabetes no dia do exame.